O conceito de Produção Integrada foi criado na Europa na década de 70 a partir da necessidade em adequar todos os componentes do sistema produtivo, diminuindo o uso dos agroquímicos de maior risco, preservando a produção e a produtividade da cultura para se obter produtos de alta qualidade de maneira socialmente justa e sem degradar o meio ambiente.A Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a garantia de origem da produção agropecuária.

A certificação do programa de produção integrada concedida para o morango produzido pela COOPRAV é um dos exemplos da qualidade e referência da produção de frutos seguros para o consumo.

Para a garantia de alimentos sem riscos e considerados seguros para o consumo trata-se de uma adequação de normas e metodologias em consonância com programas internacionais de segurança alimentar e boas práticas agrícolas. A inscrição e a adoção ao programa é feita de maneira voluntária e a produção submete-se ao conjunto de normas técnicas específicas auditadas por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO.

A certificação licencia o uso do SELO BRASIL CERTIFICADO, autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e INMETRO. O papel do selo é indicar quais são os alimentos seguros para o consumo, indicando as garantias  da saúde alimentar do fruto por meio de sua aplicação nas embalagens dos produtos.

selo
Selo de produção integrada. Clique para saber mais.